Massada De Peixe Tradicional

Massada De Peixe Tradicional

Quando queremos fazer uma refeição de peixe e não sabemos bem o que fazer, uma massada de peixe é sempre uma ótima opção. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa massa de cotovelo com o peixe preparado sem espinhas. E tudo isto com um molhinho de comer e chorar por mais?!

massada-de-peixe

Se bem que a passada de peixe é um prato mais típico do Alentejo, há já outras regiões do país a fazê-lo também. E se quer ficar ainda mais surpreendido, até nas escolas costumam dar aos mais pequenos. Afinal, a passada de peixe não é apenas uma receita fácil de fazer como dá para variar o tipo de peixe e de massa, como é bem saudável. Não só tem o peixe que é uma ótima fonte de proteína como tem os hidrato de carbono presentes na massa.

Descubra as melhores receitas.

Uma coisa seja certa – dá para fazer massada de peixe com muitos peixes diferentes ou com apenas um. Na sua forma mais tradicional, como a que vou dar a receita hoje, a massada de peixe costuma ser feita apenas com um tipo de peixe. No entanto, há quem goste de misturar tipos diferentes de peixe bem como há pessoas que preferem uma massada de peixe e camarão ou mesmo uma massada de peixe e marisco variado.

Não se esqueça de um bolo simples para acabar a refeição em beleza.

Como pode ver, há massadas de peixe para todos os gostos. Assim sendo, hoje decidi mostrar-lhe a versão da massada de peixe tradicional, em que é utilizada a massa de cotovelo e onde há apenas um tipo de peixe. Para esta massada, pode optar por corvina, salmão, pescada, ou qualquer outro peixe que goste mais.

Massada De Peixe

massada-de-peixe-com-outras-massas

Ingredientes:

2 ou 3 postas de peixe (depende do peixe que escolher)

250g de massa cotovelo

1 cebola

1 folha de louro

1 tomate maduro grande

1/2 pimento verde cortado em tiras

3 colheres sopa de azeite

Coentros q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Tem de experimentar este bolo de chocolate.

Modo de Preparo:

massada-de-peixe-com-camarão

1. Pique a cebola finamente.

2. Tire a pele ao tomate e corte-o em cubos pequeninos.

3. Num tacho, comece a fazer o refogado com o azeite, o tomate, a cebola, a folha de louro, as tiras de pimento, o sal e a pimenta.

4. Quando vir que o refogado está no ponto, adicione um pouco de água.

5. Quando começar a ferver, junte o peixe e deixe cozer em lume brando.

6. Passados 5 minutos, retire o peixe com uma escumadeira e ponha a massa no seu lugar.

7. Quando a massa estiver cozida, significa que o prato está pronto.

8. Sirva com um pouco de coentros salpicados. Não só fica mais bonita como também mais saborosa.

massada-de-peixe-com-outro-marisco

E que tal um bolo de cenoura com cobertura de chocolate sem glúten?

Se costuma ter problemas aí em casa para cozinhar peixe, a passada de peixe é uma ótima sugestão. Se bem que ainda note o sabor do peixe, este fica ligeiramente disfarçado com o sabor do refogado e da massa de cotovelo. Assim, é uma ótima sugestão para que os mais pequenos comam peixe também.

Bom Apetite!