Brasileiro que é brasileiro já experimentou, pelo menos uma vez na vida, a receita de Moqueca Capixaba. De fato, apesar dessa receita de Moqueca Capixaba ser típica do Espírito Santo, ela é bem famosa em todo o país.
Se nunca experimentou ou se não sabe bem o que a receita de Moqueca Capixaba inclui, deve saber que os principais ingredientes incluem peixe, frutos do mar e vegetais.
Descubra outras receitas deliciosas de peixe.
Uma das coisas que eu gosto na receita de Moqueca Capixaba é que você pode usar os peixes que mais gosta. Desde o dourado ao cação, ou mesmo o badejo, são apenas algumas das muitas opções que tem. Assim, só tem de escolher os seus preferidos u os favoritos da família.
Uma das coisas que não tem mesmo jeito é que para fazer a melhor receita de Moqueca Capixaba, ela tem de ser preparada na panela de barro. Isso acaba por dar um sabor completamente diferente a este prato típico do Brasil.
A Moqueca Capixaba costuma ser acompanhada de arroz e pirão.
Aqui fica a receita de Moqueca Capixaba que costume fazer cá por casa.
Descubra 4 maneiras diferentes de preparar camarão fresco.
Receita De Moqueca Capixaba
Ingredientes:
1 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papaterra, dourado, namorado ou xerne)
3 dentes de alho
1 cebola média
1 maço de cebolinha verde
1 maço de coentro
4 tomates
Urucum
Azeite de oliva
Pimenta malagueta
Óleo de soja
Descubra a melhor receita de açorda de bacalhau.
Modo de Preparo:
1. A primeira coisa que tem de fazer é preparar o peixe. Assim, em primeiro lugar, deve escamá-lo bem e, de seguida, deve retirar as vísceras. Assim que esta parte esteja completa, corte o peixe em postas com cerca de 5 cm de largura.
2. Lave bem o peixe com limão e deixe-o repousar num prato com água de sal.
3. Num recipiente, junte 3 rodelas de cebola, o alho, o maço de cebolinha verde, o maço de coentro picado e o sal. Amasse-os e soque-os bem.
4. Junte cerca de 2 colheres de óleo de soja e uma colher de azeite de oliva e misture bem. De seguida, esfregue o fundo da panela de barro com essa mistura.
5. Na panela de barro, coloque a mistura amassada de cebola, alho, cebolinha verde, coentro picado e sal.
6. Pegue nas postas de peixe que deixou na água com sal uma a uma e passe-as nos temperos da panela de barro. Disponha-as de modo a ficarem lado a lado e não umas sobre as outras.
Esta massada de peixe tradicional é de comer e chorar por mais.
7. Corte o restante do coentro, do tomate, da cebola, e da cebolinha verde. Depois, coloque por cima do peixe na panela. Primeiro deve colocar o coentro seguido da cebolinha, do tomate e, finalmente, da cebola.
8. Regue toda a panela com um pouco de suco de limão e de azeite de oliva. Reserve durante cera de 1 hora.
9. À parte, junte 3 colheres de urucum a um pouco de óleo para que derreta.
10. Leve a moqueca ao fogo para cozinhar e é nesta altura que deve despejar um pouco do urucum preparado por cima.
11. Assim que comece a ferver, verifique o sal e o limão. Não deve nunca colocar água ou virar as postas de peixe. Também não deve tapar a panela. Deixe cozinhar em fogo forte durante cerca de 20 a 25 minutos.
12. Para evitar que o peixe agarre no fundo da panela, só deve balancá-la.
13. Sirva bem quente.
Bom Apetite!